top of page
Foto do escritorEbenézer Campos

Manoel Mangaravite relembra a importância de Emir Bussade para a região

Manoel Mangaravite fala da importância de Emir Bussade para o desenvolvimento sócio econômico da região e relembra a história da Usina Mangaravite.


Manoel Mangaravite, Emir Bussade e vereador José Manoel

Foto: arquivo pessoal do sr. Manoel Mangaravite


Manoel Mangaravite da Silva começou sua vida profissional na usina hidroelétrica Mangaravite em 1952 na construção da barragem. Inclusive a Yamagata Engenharia, empresa que construiu a usina, ainda existe e está sediada na cidade de São Paulo.

Após a construção, Manoel foi para o exército onde ficou até 1961. Como seu pai, o saudoso José Mangaravite, filho de imigrantes italianos, era muito amigo de Emir Bussade, Manoel voltou a trabalhar na usina. Em 1976, a administração da usina passou para a Escelsa e Manoel passou a trabalhar na empresa e ficou por lá até se aposentar.


Faziam parte da administração da usina o ex-prefeito de Bom Jesus do Norte João Batista, Ricardo Medina. Olívio Bastos um ilustre bom-jesuense que foi importantíssimo no início da empresa.


Segundo Manoel, o Emir Bussade era uma pessoa com uma bondade ímpar, algo raro de se ver nos empresários nos dias de hoje. Emir doava energia para algumas instituições filantrópicas e igrejas, inclusive o Hospital São Vicente de Paulo foi uma das instituições beneficiadas.


Como existia muita inadimplência, não era possível investir na modernização e no crescimento para suprir de forma eficiente toda a demanda de energia, mesmo assim foi construído mais um gerador para aumentar a capacidade de geração de energia. Foi necessário comprar energia da usina Franco Amaral para poder atender toda a demanda.


Em cada localidade atendida pela empresa havia um representante da usina que morava no local para fazer a manutenção dos equipamentos e atender a população local.



Manoel visitando a usina e relembrando os momentos de convívio na empresa


Emir Bussade era uma pessoa querida, pois sua usina levou grande desenvolvimento para a região. A Companhia de Luz e Força distribuía energia para parte do norte-fluminense e sul-capixaba. As localidades atendidas pela empresa eram: Bom Jesus do Norte (ES), Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), Apiacá (ES), São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e suas Usinas Santa Maria e Santa Isabel, além de Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ).


O nome Mangaravite da Hidrelétrica veio por ser a família donas das terras da região.

Emir era casado com Amélia Bussade e teve os filhos Terezinha Bussade (in memoriam), Carlos Antônio (Kaká).



A HISTÓRIA DA HIDROELÉTRICA


Antiga Usina Mangaravite


João Ferreira Soares construiu a barragem da usina em 1952. Em 1953, o então presidente,Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 34383 de 27 de outubro (https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/101156-transfere-u-emprusa-luz-e-furua-itabapoana-ltda-a-concessuo-outorgada-u-firma-emprusa-luz-e-furua-itabapoana.html), que transferiu a Empresa Luz e Força Itabapoana à Empresa Luz de Força Itabapoana Ltda, de Emir Bussade. Essa empresa foi autorizada a funcionar como empresa de energia elétrica pelo Decreto nº 31.915 de 12 de dezembro de 1952 (https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=31915&ano=1952&ato=c2fMzZq1UMFRVT86b).


Em 1960, Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 48.415, de 24 de junho (https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-48415-24-junho-1960-387827-publicacaooriginal-1-pe.html), ampliando a zona de concessão da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, no Estado do Espírito Santo, com a inclusão do município de Apiacá e da vila de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul.


Foi autorizada, ainda, a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica entre a Usina Mangaravite, de propriedade da empresa, até a sede do município de Apiacá, com os sistemas de distribuição que fossem necessários.


O Decreto nº 48.416, de 24 de junho de 1960 (https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-48416-24-junho-1960-387832-publicacaooriginal-1-pe.html), ampliou a zona de concessão da Empresa Luz e Força Itabapoana Ltda, no Estado do Rio de Janeiro, com a inclusão do distrito de Carabuçu, em Bom Jesus do Itabapoana.


Foi estendida, ainda, até os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, no município de Campos dos Goytacazes.


VENDA DA HIDRELÉTRICA


Em 1976, o governo federal assumiu a Usina Mangaravite mediante compensação financeira e repassou para o governo do estado do Espírito Santo, passando a ser comandada pela Escelsa.


Os funcionários na venda da empresa foram trabalhar na Escelsa no estado do Espírito Santo, já no estado do Rio outra empresa assumiu e continuou entregando o serviço a população.


INJUSTIÇADO


Para Manoel Mangaravite, o senhor Emir Bussade merecia mais reconhecimento pelo que fez pela região. Segundo ele, nas festas e eventos locais precisaria que as autoridades municipais mantivessem a memória viva na mente da população, fazendo assim, justiça pela sua história e importância.


Segundo Manoel, a homenagem mais recente foi realizada pelo vereador José Manoel de Bom Jesus do Norte, no ano de 1993,.“Sou grato ao vereador por esse momento” disse Manoel ao se recordar deste belo momento que está registrado nesta foto.



Manoel visitando a usina e relembrando os momentos de convívio na empresa


Sr. Manoel, o que o senhor diria para Emir Bussade se tivesse a oportunidade?


“Quero deixar registrado aqui, ele era uma pessoa muito boa, humana, ele pensava no crescimento da cidade, no desenvolvimento da região, tinha visão a frente. Emir tinha muito amigos importante como o Heleno Nunes, na época presidente do Flamengo e depois da CBF, o ministro das minas e energia quando vinha a Bom Jesus, ficava hospedado na residência dele, e ele não usava essas influências, mesmo precisando ampliar, não buscou ajuda de favorecimento para investir em seus negócios.”


Lago formado no reservatório da antiga Usina Mangaravite

Comments


image.png
Diálogos.png
bottom of page